Skip to main content

Exportações de componentes automóveis continuam a crescer

Numa altura em que as exportações portuguesas estão em queda é de realçar o esforço do setor de componentes automóveis que regista um crescimento de dois dígitos

in AFIA, 19-07-2016

A Indústria de Componentes para Automóveis é um dos setores mais importantes para o crescimento da economia e para as exportações portuguesas, tendo vindo a demonstrar um excelente desempenho, resultante de ganhos de competitividade do País nos últimos anos e da constante melhoria desenvolvida pelas empresas.

São conhecidos os valores de exportação para os primeiros cinco meses de 2016. Com base nos dados do INE – Instituto Nacional de Estatística, a AFIA – Associação de Fabricantes para a Indústria Automóvel constatou que o setor de componentes automóveis voltou a crescer e exportou 3076 milhões de euros, equivalente a 15,1% do total de exportações de Portugal.

Comparando com períodos homólogos, o peso das exportações do setor tem vindo a crescer, quer em valores absolutos, quer no peso relativo do total de exportações de Portugal:

https://i2.wp.com/afia.pt/wp-content/uploads/2016/07/afia_exp_compauto_201605_01.png?resize=553%2C147

O fabrico de Componentes para Automóveis é transversal a toda a indústria transformadora, abrangendo empresas das áreas da metalúrgica e metalomecânica, elétrica e eletrónica, químicos, plásticos, borracha, vidro, têxtil, etc.

As Estatísticas do Comércio Internacional de Bens divulgadas pelo INE baseiam-se na Nomenclatura Combinada (NC). No setor da Indústria de Componentes para Automóveis, para além das empresas com a NC8708 referente a Partes e Acessórios dos Veículos Automóveis, a maioria tem outras NC, resultantes da base de produtos que produzem. O quadro abaixo mostra a contribuição das empresas do NC8708 e dos outros NCs para as exportações do sector.

https://i1.wp.com/afia.pt/wp-content/uploads/2016/07/afia_exp_compauto_201605_02.png?resize=553%2C165

As empresas do setor continuarão o seu passo de crescente penetração no mercado, essencialmente europeu, sendo imprescindível que as empresas, o governo e a sociedade no seu todo contribuam para a contínua melhoria dos fatores de competitividade.



 

AFIA_EXPORTAÇÕESCOMPONENTES_MAIO2016.pdf

 


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.