• Este evento já decorreu.

« Todos os Eventos

ACADEMIA MEETS AUTO-INDUSTRY

16 Maio - 17 Maio

A indústria automóvel enfrenta enormes desafios, trazidos não só pela crescente eletrificação dos sistemas de propulsão e incorporação de sistemas de assistência à condução e de conetividade, mas também no próprio chão de fábrica, pela robotização, digitalização dos processos e tecnologias disruptivas, como a impressão 3D, no contexto da anunciada quarta revolução industrial (“Indústria 4.0”).

A conferência de dois dias irá explorar esses desafios, reunindo construtores de automóveis e fabricantes de componentes, universidades e instituições de investigação, para partilhar conhecimento, encontrar soluções e construir redes de relacionamento no âmbito do cluster automóvel.

O programa está organizado em sessões temáticas, estruturadas em torno de palestras dadas por especialistas nacionais e internacionais da indústria e da comunidade científica, que trarão o estado da arte nos diversos aspetos relacionados com o futuro da indústria automóvel, materiais avançados e manufatura, processos e paradigmas da mobilidade, incluindo as questões ambientais.

ACADEMIA MEETS AUTO-INDUSTRY: PROGRAMAÇÃO ENCERRADA

Está encerrada a programação da conferência Academia meets Auto-Industry, que se vai realizar no IST Lisboa nos dias 16 e 17 de Maio de 2019. O programa está orientado em dois eixos principais: a Modernização das Fábricas e as Tecnologias de Veículos. No primeiro dia serão discutidos os temas emergentes no contexto da indústria 4.0, tais como a robotização, a automatização, os materiais e os processos avançados. No segundo dia, serão abordadas as questões relacionadas com a eletrificação, a condução autónoma e a conectividade no contexto do seu impacto no setor automóvel e da mobilidade em Portugal.

 

ROBOTIZAÇÃO E AUTOMATIZAÇÃO DO CHÃO DE FÁBRICA

Para além dos desafios que resultam da transformação disruptiva dos veículos, a indústria automóvel está também a ser fortemente impactada pela crescente transformação digital das fábricas. Uma realidade para a qual Portugal tem de estar bem preparado para o setor manter a sua capacidade competitiva no mercado global. Este é um dos temas que leva empresas da cadeia de valor do automóvel, instituições do sistema científico, tecnológico e do ensino superior a juntarem-se com fornecedores tecnológicos e a discutirem as melhores práticas colaborativas que contribuam para acelerar a adoção da i4.0 na indústria automóvel Portuguesa.

 

MATERIAIS E PROCESSOS

A redução do peso dos automóveis tem sido uma das estratégias para diminuir o consumo energético, mas assume particular importância nos veículos elétricos nos quais a autonomia das baterias é uma das principais barreiras à sua adoção. Os fabricantes de componentes estão a acomodar novos materiais e tecnologias de fabrico, o que gera a necessidade de desenvolvimento de materiais avançados, nano-estruturados, mais leves, resistentes e funcionais, novos sistemas de produção e de responder simultaneamente aos grandes desafios energéticos e ambientais.

Este é um dos temas que leva empresas da cadeia de valor do automóvel, instituições do sistema científico, tecnológico e do ensino superior a juntarem-se para discutir as melhores práticas colaborativas que concorram para o desenvolvimento do setor automóvel em Portugal.

ELETRIFICAÇÃO

A eletrificação dos veículos é um fator incontornável que levanta desafios específicos quando aplicada a veículos comerciais. A presença de duas fábricas em Portugal, a Mitsubishi Fuso e a CaetanoBus, torna o assunto relevante na perspectiva da economia nacional, ao mesmo tempo que, representando um mercado de nicho, a produção destes veículos desperta uma variedade de soluções inovadoras, onde há mais espaço para cooperar em termos de engenharia. Por isso é importante identificar os principais desafios, nomeadamente no que respeita ao fornecimento de energia (carregamento rápido e capacidade da infraestrutura elétrica ou, em alternativa, do hidrogénio) e ao impacto ambiental das baterias, assim como propor caminhos para os abordar.

Este é um dos temas que será abordado no encontro que, nos dias 16 e 17 de maio, vai juntar a indústria automóvel com instituições do sistema científico, tecnológico e do ensino superior.

 

Academia meets Auto-Industry é uma organização do Instituto Superior Técnico em parceria com o MOBINOV, e procura apresentar e discutir ideias que possam contribuir para melhorar e desenvolver projetos comuns para a modernização da indústria da mobilidade.

Consulte a programação e faça já a sua inscrição para garantir a sua presença!

Academia meets Auto-Industry

 

 

 

 

 

Detalhes

Início:
16 Maio
Fim:
17 Maio
Categoria de Evento:
Site:
https://academiameetsautoindustry.com/

Organizadores

ISTécnico / Lisboa
MOBINOV

Local

Instituto Superior Técnico
LISBOA, Portugal + Mapa do Google