Skip to main content

Europa vai ter nova fábrica de aço pela primeira vez em 40 anos

A primeira nova fábrica de aço na Europa em 40 anos começa esta segunda-feira a ser construída na Áustria. A nova unidade da Voestalpine constitui um investimento de 350 milhões de euros.

in Jornal de Negócios, por Pedro Curvelo, 23-04-2018

https://i1.wp.com/afia.pt/wp-content/uploads/2018/04/20180427100397356f-1.jpg?resize=600%2C338

A Voestalpine lança esta segunda-feira, 23 de Abril, a construção da nova fábrica, que deverá ser quase completamente automatizada, em Kapfenberg, a Sudoeste de Viena.

A unidade deverá demorar cerca de três anos a ficar concluída e marca a primeira nova fábrica no sector do aço europeu nas últimas quatro décadas.

A construção da nova fábrica é um “sinal positivo” para a indústria europeia e demonstra que os produtores europeus conseguem ser competitivos, referiu o CEO da Voestalpine, Wolfgang Eder.

A indústria europeia do aço tem sofrido um declínio há longos anos devido aos custos de produção mais baixos em países como a China. Os baixos preços do aço chinês levaram recentemente os EUA a impor tarifas à importação, iniciando uma guerra comercial com o gigante asiático. A União Europeia (UE) está temporariamente isenta destas tarifas.

A nova fábrica da Voestalpine, que ocupa uma área equivalente a seis campos de futebol, deverá produzir 205 mil toneladas de aço de alto desempenho por ano.

A fábrica deverá fornecer aço às indústrias automóvel, aeronáutica e petrolífera que, no seu conjunto, representam um mercado de cerca de oito mil milhões de euros. A nova unidade também irá produzir materiais para a impressão em 3D de peças metálicas complexas.

O grupo Voestalpine está presente em Portugal através da Eschmann Textura Internacional – Transformação de Ferramentas, na Moita, e da Sermetal, na Marinha Grande.

 


 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.