Skip to main content

ETMA Reforça Aposta na Indústria 4.0

Com o objetivo de conceber uma ferramenta colaborativa de gestão de riscos operacionais, a partir da qual as diversas áreas de uma empresa poderão aceder à gestão dos riscos dos processos produtivos, a ETMA encontra-se integrada no consórcio que está a desenvolver o projeto CORIM – Collaborative Tool for Operational Risk Management.

in ETMA Metal Parts, 12-09-2022


Para além da ETMA, este consórcio é composto pela empresa líder do projeto, a PRAGMASOFT – Sistemas de Automação e Controlo, e pelas entidades não empresariais CATIM – Centro de Apoio Tecnológico à Indústria Metalomecânica e Universidade do Minho.

Este projeto de Investigação & Desenvolvimento (I&D), aprovado no âmbito do Portugal 2020, e com a duração de 3 anos, procura introduzir um novo conceito de gestão integrada dos riscos operacionais em contexto industrial, através de uma ferramenta colaborativa que permitirá suportar a tomada de decisão sobre as ações para tratamento do risco.

A definição da solução já teve início com um levantamento de requisitos e a construção um método de gestão integrada do risco e algoritmos de suporte que serão testados com dados reais. Estes serão interligados num ambiente colaborativo (neste caso, na ETMA) que será implementado com recurso a meios informáticos.

O projeto CORIM está estruturado em 8 atividades com uma sequência lógica:

 

É neste contexto que os promotores do projeto CORIM pretendem ir ao encontro das necessidades emergentes das empresas, na medida em que será desenvolvida uma solução com capacidade de análise e relacionamento de dados em tempo real e, deste modo, preparar as empresas para as novas tendências, exigências e desafios da Indústria 4.0, com reforço da investigação, inovação e desenvolvimento tecnológico.

Para a ETMA é um orgulho poder participar num projeto como este e contribuir para a melhoria dos padrões de eficiência e qualidade da indústria, bem como estar sempre um passo à frente no desenvolvimento de novas soluções e de ferramentas de excelência no apoio à produção.

Tendo por base os conceitos disseminados pela indústria 4.0, tão fundamentais na resposta às exigências do setor da metalurgia e metalomecânica, a ETMA prioriza, por isso mesmo, a inovação, o conhecimento e a tecnologia para impulsionar o setor onde atua, contando sempre com os seus parceiros estratégicos nesta evolução contínua.

 

 

 

https://etmametalparts.com/

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.