Skip to main content

Dotar a TESCO tecnologicamente para a produção de peças para uma inovadora geração de compressores AC elétricos

Atualmente, a Tesco – Componentes para Automóveis, Lda é uma empresa especializada no fabrico de componentes automóveis à base de alumínio fundido.

in COMPETE 2020, por Miguel Freitas, 04-02-2019

O core de produtos atualmente produzidos pela Tesco é composto por peças componentes de motores e de compressores de ar condicionado na sua grande maioria destinados a veículos com motores de combustão interna, tendo sido recentemente acrescentada uma nova linha de focalização, peças componentes de intercoolers. O futuro passará, de acordo com as principais tendências da mobilidade sustentável, por desenvolver soluções ao nível dos componentes para automóveis elétricos e híbridos.

A Tesco exporta 97% da sua produção, sendo 69% destinada a França e 27% para o Reino Unido. Com um peso residual aparecem os mercados Japonês, Turco, da Polónia e EUA que totalizam 1,4% das vendas.

O Projeto

Este projeto consiste na capacitação da Tesco para a produção de uma peça de um produto inovador a nível internacional: um compressor de ar condicionado elétrico para aplicação em veículos com motores eléctricos e híbridos.

O investimento permitirá à Tesco garantir os padrões de qualidade, flexibilidade de produção e níveis de produtividade essenciais para a produção dos novos componentes inovadores. Pretende-se dotar a empresa dos meios necessários para promover o aumento da sua capacidade produtiva, capacitando-a também para a fabricação de um produto inovador, com forte valor acrescentado e destinado à penetração em novos segmentos de mercado.

O projeto permitirá à Tesco aumentar as vendas via mercados externos, melhorar os seus padrões de qualidade, assegurar maior flexibilidade, obter ganhos de produtividade assinaláveis, reduzir os desperdícios registados e resíduos produzidos e obter vantagens ao nível das condições de segurança no trabalho pela automatização de operações industriais.

O crescimento previsto está intimamente associado ao plano de investimentos, estimando-se, em resultado do projeto, a criação de um número considerável de postos de trabalho até 2021. A produção de compressores elétricos para aplicação a carros com motores eléctricos e híbridos, contribui terminantemente para o uso sustentável de recursos e de alternativas aos combustíveis fósseis, permitindo a redução da pegada de carbono associada à utilização destes veículos.

O projeto promove, necessariamente, efeitos ao longo de toda a cadeia de valor, nomeadamente nas empresas que se situam a montante e a jusante da empresa.

A montante destaca-se o aumento do volume da produção da empresa irá consequentemente provocar um aumento do negócio dos fornecedores da Tesco, tendo como consequência indireta mais postos de trabalho nos seus parceiros como forma de responder à alavancagem do negócio provocada pelas externalidades do investimento. A maior complexidade da realidade produtiva vai exigir igualmente significativos esforços de inovação por parte dos fornecedores e adaptação a uma realidade mais exigente e vanguardista.

A jusante, o lançamento de um componente inovador para um compressor AC específico para veículos com motores eléctricos e híbridos, com um elevado valor acrescentado, contribuirá definitivamente para aumentar o valor acrescentado dos produtos finais que os seus clientes disponibilizam ao mercado.

Os resultados do projeto tornam-se evidenciáveis, empiricamente, através do alargamento da gama de produtos de maior valor acrescentado presentes no portefólio que disponibiliza ao mercado, com recurso a uma produção global mais técnica e competitiva e que será uma referência a nível nacional, uma vez que atualmente o mercado nacional não tem players que atuem neste sector com uma capacitação tecnológica tão avançada como a proposta neste projeto.

O projeto vai implicar a criação, em termos líquidos, de 30 postos de trabalho, justificados pelo aumento do volume de negócios expectável, fruto do investimento previsto. Pretende-se que pelo menos 21 destes novos colaboradores possua habilitações iguais ou superiores ao nível VI, para poder dar resposta aos desafios que cada vez mais se impõem no desenvolvimento de produtos com maior valor acrescentado.

Em declarações ao COMPETE 2020, Tiago Azevedo, Financial Manager da TESCO, destaca a importância do apoio dos Fundos Comunitários na resposta da TESCO à “revolução do sector automóvel em curso”:

“O programa no qual nos inscrevemos, “Inovação Produtiva”, permitiu acelerar o investimento em novos equipamentos, que nos posiciona, desde já, na linha da frente da revolução do sector automóvel em curso. Sem o apoio do Compete2020, estaríamos provavelmente mais limitados na competitividade exigida na nova era da mobilidade eléctrica.”

O Apoio do COMPETE 2020

O projeto é promovido pela Tesco – Componentes para Automóveis, Lda. e a conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Inovação, envolvendo um investimento elegível de 3,5 milhões de euros o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 1,4 milhões de euros.

Links Relacionados

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.