Skip to main content

CONFINSEAT: Desenvolvimento de Pele Artificial com capacidade de Gestão de Calor

TMG Automotive aposta, com o apoio do COMPETE 2020, no desenvolvimento de soluções inovadoras de pele artificial com capacidade de gestão de calor e conforto melhorado, com vista a dar resposta às tendências atuais crescentes no âmbito do conforto para o utilizador automóvel durante o tempo que está no interior do veículo.

in COMPETE 2020, por Cátia Pinto, 06-02-2019


 

1. Síntese
O CONFINSEAT visa o desenvolvimento de soluções inovadoras de pele artificial com capacidade de gestão de calor e conforto melhorado com vista a dar resposta às tendências atuais no âmbito do conforto para o utilizador automóvel durante o tempo que se encontra no interior do automóvel.
Para alcançar os objetivos propostos, estão previstas duas linhas de I&D em: Revestimentos com capacidade de dissipação/condução e com capacidade de reflexão de calor de forma a melhorar a gestão do calor superficial na interface entre o utilizador e o estofo, evitando o sobreaquecimento, e a criação e canais estruturais para melhoria do conforto. Adicionalmente será também dada atenção à identificação de tratamentos antimicrobianos para o material desenvolvido e para as camadas complementares (têxteis) com vista à melhoria do desempenho global do material. As linhas de I&D propostas serão implementadas no ciclo produtivo da empresa promotora líder, culminando em protótipos com as funcionalidades ambicionadas cumprindo os exigentes requisitos do setor e as especificações estabelecidas para esta tipologia de produtos.
No sentido de garantir o sucesso do projeto, foi criado um consórcio com complementaridade de valências constituído por 2 entidades:
  1. A empresa promotora líder – TMG Automotive, especializada na produção de plastificados para interior automóvel e detentora de um profundo conhecimento do processo e dos mercados onde estes produtos são comercializados.
  2. O CENTI, entidade do sistema I&I, será o principal dinamizador das tarefas de I&D, assegurando o know-how, as melhores e mais modernas tecnologias na área dos materiais e revestimentos funcionais, garantindo a transferência dos desenvolvimentos para ambiente industrial.
Com o projeto CONFINSEAT, a empresa pretende consolidar a sua abordagem tecnológica e economia sustentável, ao utilizar e desenvolver materiais e processos com baixo impacto ambiental.
2. Apoio do COMPETE 2020
Apoiado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT, na vertente em co-promoção, o projeto CONFINSEAT envolveu um investimento elegível de 423 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 239 mil euros.
3. Links

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.