Skip to main content

Chineses da BYD vão construir fábrica na Hungria para produzir carros elétricos na Europa

Fabricante chinês vai construir uma unidade de produção de elétricos de passageiros de “última geração” na cidade húngara de Szeged. BYD quer fazer a Hungria o centro das operações na Europa.

in ECO, 22-12-2023


O fabricante de automóveis elétricos chinês BYD anunciou esta sexta-feira que vai construir uma fábrica de “última geração” em Szeged, na Hungria, que vai ser o centro das operações de produção na Europa.

“A unidade de última geração será a primeira do género construída por uma empresa de automóveis chinesa na Europa e contará com a avançada linha de produção de automóveis”, refere o grupo, adiantando que a fábrica será construída por fases e deverá criar centenas de postos de trabalho, impulsionar a economia e as cadeias de fornecimento locais.

A BYD explica que escolheu a Hungria devido à “rica história de especialização na indústria automóvel”, tendo desenvolvido uma “infraestrutura madura e uma base industrial bem estabelecida” que levou vários fabricantes europeus a escolher o país para a produção de automóveis de passageiros.

“Isto apoia ainda mais a decisão da BYD de tornar a Hungria o centro das operações de produção europeias”, sublinha o fabricante chinês.

Recentemente, a presidente da Comissão Europeia anunciou a abertura de uma investigação anti subsídios a veículos elétricos da China.

“Há um enorme potencial na Europa, mas os mercados globais estão inundados com carros elétricos baratos chineses que têm subsídios de Estado”, o que “está a distorcer o nosso mercado”, disse Ursula von der Leyen em setembro passado.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.