Skip to main content

BOSCH Na vanguarda da tecnologia automóvel

O grupo Bosch é um dos maiores empregadores e exportadores industriais em Portugal, sendo os seus principais mercados de exportação a Alemanha, Reino Unido, França, Itália e Turquia. Em 2015, a empresa cresceu 15 por cento alcançando assim um valor de 933 milhões de euros em vendas.

in Portugalglobal nº 87, 30-05-2016

https://i2.wp.com/afia.pt/wp-content/uploads/2016/05/201505300011.png?resize=442%2C337

Tendo iniciado a sua atividade em Braga com a produção de autorrádios da marca Blaupunkt em 1990, o grupo Bosch tornou-se, ao longo dos anos, um dos maiores motores no desenvolvimento da região e um dos mais importantes exportadores nacionais.

Atualmente, esta é a principal unidade produtiva do grupo Bosch em Portugal e um dos principais centros de Investigação e Desenvolvimento (I&D) da divisão Bosch Car Multimedia no mundo, contribuindo com cerca de 55 por cento do volume de vendas anual, e um dos maiores empregadores da região norte, com mais de 2.200 colaboradores.

A Bosch Car Multimedia Portugal tem vindo a renovar o seu portfólio de produtos com tecnologia inovadora na área de multimédia automóvel, através do desenvolvimento e produção de soluções inteligentes com foco na segurança, conforto e qualidade de vida a bordo para os condutores e ocupantes.

https://i0.wp.com/afia.pt/wp-content/uploads/2016/05/201505300012.png?resize=243%2C333

Para além da produção eficiente e dos níveis de qualidade excelentes, garantidos por uma equipa de experientes colaboradores, a empresa emprega mais de 200 engenheiros altamente qualificados e dedicados apenas ao desenvolvimento mecânico, eletrónico e de software.

A empresa está ainda a trabalhar em novas soluções de multimédia automóvel como a tecnologia de head-up-display, realidade aumentada, sistemas de instrumentação digitais, comunicação “car to car” e a aplicação, pioneira no mercado, do processo de optical bonding nos sistemas de instrumentação, tecnologia com largo espetro de aplicação e em forte crescimento.

A aposta contínua da Bosch em atividades de I&D faz com que o sucesso da empresa seja cada vez mais sólido. Exemplo desta aposta é a parceria de inovação com a Universidade do Minho, em Braga. A primeira fase desta parceria teve um investimento de 19 milhões de euros e resultou em 12 novas patentes submetidas. A segunda fase, denominada de “Innovative Car HMI”, começou este ano e prevê um investimento de cerca de 55 milhões de euros, até 2018, no desenvolvimento de soluções que vão contribuir para o futuro da mobilidade e redefinição de processos. A empresa já integra diversas soluções tecnológicas no âmbito da Indústria 4.0. Esta iniciativa tem assim permitido acelerar o desenvolvimento de tecnologias inovadoras que otimizam a cadeia de valor da empresa.

Ao ser capaz de manufaturar produtos cada vez mais complexos com qualidade e flexibilidade, e ao oferecer cada vez mais serviços de investigação e desenvolvimento, a Bosch em Braga marca a sua posição competitiva no mercado global.

https://i2.wp.com/afia.pt/wp-content/uploads/2016/05/201505300013.png?resize=336%2C333

Enquanto um dos 10 principais exportadores a nível nacional, com um volume de exportação que excede os 90 por cento, a empresa tem contribuído ativamente para a economia do país. A boa reputação da tecnologia Bosch desenvolvida e produzida em Portugal – “Made in Portugal” – é exportada principalmente para a Alemanha, Reino Unido, França, Itália e Turquia.

Nos próximos anos, a Bosch prevê um desenvolvimento positivo do negócio, contribuindo assim para a criação de emprego e o crescimento da economia regional e nacional.

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.