Skip to main content

Bosch Braga apresenta inovações para o automóvel do futuro

Inovações produzidas em Braga estão em exibição na maior feira de electrónicos do mundo. Conectividade é tendência mais forte. Soluções de suporte ao condutor para uma condução conectada, confortável e segura.

in AICEP, 06-01-2015

A unidade Bosch em Braga será uma das primeiras empresas em Portugal a expor os seus produtos no Consumer Electronic Show (CES), em Las Vegas, nos EUA. A partir do dia 06 de janeiro, as suas tecnologias multimédia automóvel de ponta estarão em destaque no espaço de exibição do Grupo Bosch, e serão apresentadas aos milhares de visitantes de todo o mundo que estarão diariamente naquela que é a maior feira de eletrónica do mundo.

A participação no CES é um orgulho para a empresa, que em 2015 celebra ainda o seu 25º aniversário em Braga. Enquanto um dos principais exportadores a nível nacional (volume de exportação de mais de 90 por cento), a Bosch tem contribuído ativamente para a construção da boa reputação da tecnologia desenvolvida e produzida em Portugal e exportada a nível mundial. A partir da sua unidade em Braga, o Grupo desenvolve, produz e exporta para todo o mundo soluções tecnológicas inovadoras que, pela sua capacidade de diferenciação e resposta às mais atuais tendências na área, permitem que se mantenha na liderança entre os fornecedores de multimédia automóvel.

Empresas como a Bosch estão cada vez mais focadas em desenvolver inovações que respondem às tendências e necessidades do mercado no que toca à conectividade. Em casa, diversos eletrodomésticos já estão ligados à Internet e, portanto, podem interagir com outros eletrodomésticos ou serem controlados remotamente. A mesma tendência aplica-se aos automóveis.

Com um extenso know-how, a Bosch irá demonstrar na CES 2015 de que forma é possível fazer dos carros uma parte ativa da internet e disponibilizar aos condutores uma série de benefícios na área. Inovações saídas diretamente das instalações da Bosch em Braga para todo o mundo, como o NissanConnect, o Combiner Head Up Display para a BMW e os displays livremente programáveis para a Audi TT, irão demonstrar a forma como a Bosch já se encontra a moldar o futuro do automóvel e a garantir a conetividade a nível mundial.

Conetividade e segurança num só sistema

No passado, a tecnologia digital nos veículos esteve focada na otimização das funções internas. Hoje, a Internet está a revolucionar os carros. Os consumidores querem ter acesso à informação a partir de qualquer parte do mundo ou dispositivo e em qualquer altura: enquanto conduzem, enquanto estão no trabalho ou, simplesmente, enquanto estão com os amigos. O mundo volta, portanto, as suas atenções para o desenvolvimento da capacidade de ligação dos automóveis com o mundo exterior e as funcionalidades disponíveis. A conectividade está a marcar o ritmo da inovação nos sistemas de informação e entretenimento nos automóveis.

Para a Bosch, a conectividade nas estradas não significa apenas mais eficiência e conforto, mas também uma condução mais segura. Ao mesmo tempo, está a trazer o fascínio do mundo digital para as ruas. A divisão Car Multimedia da Bosch, cuja principal fábrica europeia está localizada em Braga, tem vindo a criar produtos inovadores que garantem a interligação que os consumidores procuram, trazendo a internet para dentro dos automóveis sem a ajuda de telemóveis.

Por um lado, os novos serviços interligados possibilitam uma quantidade cada vez maior de informações. Por outro lado, as distrações do condutor devem ser minimizadas. No futuro, surgirão funções completamente novas. Por exemplo, a realidade aumentada nos veículos vai ligar o mundo virtual ao mundo real. O para-brisas vai tornar-se no principal display no interior dos automóveis, trazendo informações sobre a condução e sobre o que se passa à volta para o campo de visão do condutor.

A Bosch está a trabalhar com afinco nas tecnologias necessárias e já está a produzir em massa uma série de soluções que irão responder de forma inteligente e inovadora a estas novas tendências.

De Braga para o mundo

Em Braga desde 1990, inicialmente a produzir autorrádios para a marca Blaupunkt, a Bosch tem vindo a substituir gradualmente a produção de autorrádios clássicos por um portefólio de produtos completamente novo, com tecnologia multimédia automóvel de ponta. Os clusters de instrumentação livremente programáveis substituem os instrumentos mecânicos com ponteiros e mostram gráficos ou imagens de câmara. Podem ainda ser programados individualmente à semelhança da personalização do perfil do utilizador criado no seu próprio computador. O i8, desportivo elétrico de luxo da BMW, é apenas um dos exemplos de automóveis que está a levar esta tecnologia produzida na Bosch em Braga para todo o mundo, criando o fascínio nos consumidores. No CES 2015, as tecnologias produzidas em Braga vão estar em destaque junto das soluções de mobilidade do Grupo Bosch.

A Bosch vai apresentar na CES soluções que ajudam a priorizar as informações e exibi-las de uma forma altamente intuitiva. O Head Up Dislay, produzido em Braga para a BMW, substitui monitores convencionais e projeta as informações sobre instrumentos, navegação, e multimédia no campo de visão do condutor, utilizando um pequeno ecrã de plástico especialmente posicionado por baixo do para-brisas. Esta imagem é sobreposta sobre a paisagem exterior do veículo de tal forma que estes parecem fundir-se a uma distância de cerca de dois metros à frente do veículo, criando uma realidade aumentada.

De referir ainda o sistema de instrumentação do novo Audi TT, que vem equipado com um ecrã e um conceito de operação inovadores, produzidos pela Bosch em Braga. Baseado num ecrã, este sistema substitui a tecnologia anterior e inclui todas as informações de instrumentos, navegação e multimédia no campo de visão do condutor. A Audi chama este conceito orientado para o condutor de “Cockpit Virtual”.

Finalmente, a Bosch irá apresentar o sistema multimédia NissanConnect, com uma função de navegação inovadora que possibilita uma solução de informação e entretenimento de alta qualidade para conteúdos e serviços. Graças ao NissanConnect, os veículos de passageiros nunca mais irão perder o contacto com o mundo exterior enquanto circulam nas estradas. Além de um ecrã táctil a cores de 7 polegadas, incorpora muitas e impressionantes funções de conveniência e entretenimento num só dispositivo. Inclui, por exemplo, o uso do Google® Local Search e Send-a-Car, um sistema de mãos livres Bluetooth® de alta qualidade que permite ouvir música através de streaming de rádio ou rádio digital e, por último, a mais recente integração de smartphones através de Bluetooth® ou USB, independentemente de o dispositivo usado ter um sistema operacional Android ou iOS.

Com este nível de conectividade, a Bosch em Braga está a dar à comodidade, segurança e eficiência da mobilidade um impulso significativo, ao mesmo tempo que contribui para a competitividade das tecnologias produzidas em Portugal no mercado global.

19 milhões de Euros para projeto de inovação da Bosch com a Universidade do Minho

A inovação é um dos pilares do Grupo Bosch e uma parte essencial da cultura empresarial. Em 2013, foram estabelecidas parcerias com universidades em Portugal de modo a acelerar o desenvolvimento de produtos e tecnologias inovadoras que respondam às últimas tendências do mercado, tais como conectividade, soluções integradas e soluções user-friendly altamente eficientes.

A Bosch em Braga, em parceria com a Universidade do Minho e em regime de co-promoção, reforçou o seu investimento em Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, visando o desenvolvimento e produção o desenvolvimento do futuro conceito de mobilidade no setor automóvel. As soluções estão a ser desenvolvidas nas instalações na Bosch e na Universidade do Minho unindo, portanto, as instituições em atividades de interesse mútuo e aproximando a realidade empresarial do mundo universitário e académico.

Considerado de interesse estratégico nacional, o projeto prevê um investimento de cerca de 19 milhões de euros até 2015, parcialmente financiado pelo Estado Português com o apoio da Comunidade Europeia. Os 14 projetos de investigação vão gerar o registo de pelo menos 10 patentes em resultado do trabalho desenvolvido, potenciando a cultura de inovação exportada pelo Grupo Bosch a partir de Portugal para todo o mundo.

As soluções multimédia desenvolvidas responderão aos desafios relacionados com o Human Machine Interface, com a utilização de novos materiais para a construção de equipamentos, e com a definição de ferramentas inovadoras no que diz respeito a processos e procedimentos relacionados com a produção. Os resultados atingidos serão implementados pelos investigadores no processo de industrialização da próxima geração de produtos.

A empresa está muito satisfeita com os resultados atuais e os envolvidos têm orgulho dos resultados alcançados. Neste momento, está a preparar uma nova candidatura para novos projetos a serem financiados a partir de final de 2015, garantindo a continuidade das suas atividades de inovação e a sustentabilidade e competitividade do negócio.

Durante os três dias da exibição, inovação e conetividade serão palavras-chave para a apresentação das tecnologias multimédia automóvel de ponta que o Grupo Bosch, em conjunto com a Bosch em Braga, tem fornecido às principais marcas automóvel em todo o mundo.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.