Skip to main content

BORGWARNER PORTUGAL Uma empresa fortemente exportadora

Sedeada em Viana do Castelo, a BorgWarner Portugal exporta cerca de 99 por cento da sua produção para diversos mercados externos, como o Reino Unido, Alemanha, França, Espanha e Estados Unidos.

in Portugalglobal nº 87, 30-05-2016

https://i1.wp.com/afia.pt/wp-content/uploads/2016/05/201505300010.png?resize=470%2C320

A BorgWarner Portugal pertence a um dos maiores fornecedores de componentes automóveis, líder global em inovação tecnológica de engenharia avançada para sistemas propulsores, com fábricas e centros técnicos em 74 localizações, em 19 países diferentes, e que emprega cerca de 30.000 colaboradores em todo o mundo.

Sedeado em Auburn Hills, no Michigan, EUA, o grupo fornece aos clientes as suas tecnologias reconhecidas por contribuírem para a melhoria da economia de combustível, de emissões e do desempenho.

Fundada em 1928, a BorgWarner divide-se em duas grandes áreas: Engine Group (Emissions Systems, Morse Systems, Thermal Systems e Turbo Systems) e Drivetrain Group (PowerDrive Systems e Transmission Systems).

Desde 2002, a empresa tem registado um crescimento significativo, tendo alcançado no ano passado um total de 8,023 mil milhões de dólares em vendas líquidas e um lucro líquido de cerca de 610 milhões de dólares.

Os principais mercados de exportação da Borg- Warner Portugal são o Reino Unido, Alemanha, França, Espanha e Estados Unidos. A empresa exporta cerca de 99 por cento da sua produção.

A BorgWarner em Viana do Castelo dispõe de instalações com 26.000 metros quadrados de área e espaço adicional para futuras expansões.

A nova fábrica foi oficialmente inaugurada no dia 7 de novembro de 2014, após a deslocalização de uma unidade em Valença, existente desde 2005.

Para além de serem ecologicamente eficientes, as instalações, constituídas por um edifício moderno com isolamento térmico e uma combinação de luz natural e eficiente, constituem mais um investimento da BorgWarner com vista a alcançar 15 mil milhões de dólares de volume de negócios global até 2020.

As modernas instalações permitiram aumentar a capacidade de produção com o objetivo de dar resposta à crescente procura de tecnologias EGR – Recirculação de Gases de Escape, produzindo sistemas, como permutadores de calor, tubos EGR e módulos de controlo eletrónico de velas incandescentes para automóveis de passageiros e veículos comerciais.

A empresa desenvolve ativamente soluções inovadoras que contribuem assim para a melhoria do meio ambiente através da redução das emissões nocivas causadas pelos veículos.

De acordo com o investimento estratégico da empresa, a unidade de produção em Portugal contribui para um maior compromisso e proximidade para com os clientes, oferecendo igualmente vantagens em termos de expedição, logística e taxa de câmbio.

A sua capacidade inovadora e o elevado grau de flexibilidade e eficiência fazem da BorgWarner Portugal um dos principais impulsionadores do desenvolvimento dos futuros sistemas de propulsão.

O amplo portfólio de produtos da BorgWarner inclui ainda outras soluções para motores de combustão, como turbocompressores avançados, e ainda inúmeras tecnologias para veículos híbrido-electro e veículos elétricos, como a transmissão eGearDrive® e o eBooster®. Desta forma, a empresa é líder de soluções de fluxo de ar e refrigeração e também de motores elétricos.



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.