Skip to main content

Autoeuropa com luz verde comunitária para apoios de 36 milhões

A maior fábrica automóvel irá arrancar com a produção de um novo modelo em 2016.

in Diário Económico, 27-11-2015

A Comissão Europeia (CE) concluiu que os apoios públicos de 36 milhões de euros Volkswagen (VW) Autoeuropa respeitam as regras da União Europeia.

Bruxelas realizou uma “profunda investigação” para averiguar a compatibilidade dos apoios com as regras europeias. Em Junho de 2014, Portugal tinha notificado a comissão acerca dos planos de apoio à introdução de uma nova tecnologia de produção de carros na filial da VW em Palmela, Setúbal.

Em causa está a subsidiação da VW Autoeuropa com 36 milhões de euros por parte do Estado português, para apoiar o plano de investimento da unidade industrial de Palmela em equipamentos para o fabrico de novos modelos.

Em causa está a nova tecnologia de produção – Modularer Querbaukasten (MQB) – visa aumentar a flexibilidade da produção de modelos de automóveis de passageiros.

“O custo total do projecto é de 673 milhões de euros e a produção deverá iniciar-se, o mais brevemente possível, em 2016”, refere o comunicado, relembrando que Palmela está localizada numa região desfavorecida, com Produto Interno Bruto (PIB) ‘per capita’ inferior à média nacional.

Com esta investigação ficou concluiu que a ajuda do Estado português não é prejudicial à concorrência, sendo que o montante concedido à fábrica da VW apenas compensou a empresa pelos custos adicionais de expandir a produção em Palmela face a outros destinos possíveis para o investimento.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.