Skip to main content

Associações europeias da indústria de componentes automóveis reuniram-se no Porto

A AFIA – Associação de Fabricantes para a Indústria Automóvel, representa Portugal na CLEPA, associação europeia dos fornecedores da indústria automóvel.

in AFIA, 11-12-2017

 https://afia.pt/wp-content/uploads/2017/11/9845789001.jpg

Em Portugal a indústria de componentes assegura emprego directo a mais de 47.000 de pessoas e na Europa estima-se que empregue mais de 5 milhões de pessoas.

A AFIA organizou na sua sede no Porto a reunião semestral das associações nacionais europeias, na qual estiveram representadas as principais organizações homólogas da AFIA: Alemanha (VDA), Dinamarca (AUTIG), Espanha (SERNAUTO), França (FIEV), Holanda (RAI), Itália (ANFIA), Luxemburgo (ILEA), Polónia (SDCM), Reino Unido (SMMT), Suécia (FKG) e Turquia (TAYSAD).

Durante a reunião, os participantes apresentaram a situação da indústria automóvel em cada um dos países, bem como as perspectivas para o próximo ano que globalmente se apresentam muito positivas.

A representante da SMMT (UK) comunicou os desenvolvimentos das negociações quanto ao BREXIT e suas implicações para a indústria automóvel, que poderão ser críticas e que serão seguidas com atenção pelas associações europeias.

Os representantes da CLEPA apresentaram as principais linhas de actuação da associação. Destacam-se a participação na iniciativa GEAR 2030 (Grupo de Alto Nível da Comissão Europeia sobre Competitividade e Crescimento Sustentável da Indústria Automóvel na União Europeia); conectividade e condução autónoma; e o objectivo europeu de emissões de CO2 após 2020.

Sobre este último ponto a CLEPA publicou em Setembro 2017 a sua posição pública com recomendações técnicas para a “via europeia” na redução das emissões de CO2 de carros e comerciais ligeiros. No site da AFIA encontra-se um artigo com esta posição da CLEPA: www.afia.pt/https://afia.pt/wp-content/uploads/2017/11/201709613clepa_post2020co2.pdf.
A AFIA irá defender esta posição junto dos representantes portugueses em Bruxelas.

A indústria de componentes para automóveis trabalha activamente no desenvolvimento de soluções para dar forma à mobilidade do futuro, inteligente e com baixas emissões de carbono.

https://afia.pt/wp-content/uploads/2017/11/9845789002.jpg

 

Mais informações sobre a CLEPA: https://clepa.eu/

 


 

 

COMUNICADO DE IMPRENSA, ficheiro pdf

 


 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.