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AFIA na sessão pública de apresentação do VEECO – Veículo Elétrico Produzido em Portugal

O projeto demonstrador VEECO 2 MARKET foi desenvolvido na sequência dos projetos I&DT em copromoção VEECO, um veículo experimental com o objetivo de verificar a viabilidade de produção de um veículo elétrico de elevada eficiência em Portugal, e do VEEX, um extensor de autonomia acoplável a veículos elétricos.

in AFIA, 22-06-2021


O VEECO 2 MARKET teve como principal objetivo demonstrar tecnologias avançadas no âmbito da utilização de baterias elétricas para a locomoção automóvel, sendo produzido inteiramente em Portugal.

Este projeto demonstrador foi apoiado pela ANI – Agência Nacional de Inovação através do Sistema de Incentivos à I&DT Empresarial – Projetos Demonstradores Individuais cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do PO NORTE 2020.

A empresa Associada da AFIA, ERT Têxtil Portugal, participa no consórcio e desenvolveu o interiores do VEECO.

O VEECO é um “Reverse Trike” com engenharia portuguesa produzido em Portugal que se insere na categoria L5e (triciclo motorizado), combinando a leveza e eficiência dos motociclos e a segurança, conforto e proteção dos automóveis.

Pode circular em todas as vias, incluindo vias rápidas e autoestradas. Pode ainda ser conduzido com carta A1 e a partir dos 16 anos, quando limitado a uma potência de 15kW.

A configuração “reverse trike” em forma de gota de água com uma secção posterior mais estreita, permite melhores fluxos de escoamento e uma redução das zonas de turbulência, obtendo-se excelentes valores de coeficiente de arrasto aerodinâmico combinado com uma elevada eficiência energética permitem que o VEECO mantenha uma boa autonomia mesmo a velocidades mais elevadas em autoestrada.

O elétrico de elevada eficiência

A aerodinâmica do VEECO foi estudada e aprimorada em túnel de vento virtual e confirmada em túnel de vento real à escala 1:5.

A aerodinâmica refinada, aliada a um sistema de tração de elevada eficiência recorrendo a um motor SRIPM – Synchronous Reluctance Internal Permanet Magnet e a um banco de baterias de 60kWh construído com células NMC (Lithium Nickel Manganese Cobalt Oxide) permite ter uma autonomia elevada, 600Km WLTP, sem ter um peso excessivo de batias que acabaria por prejudicar a dinâmica do veículo.

 

BATERIA AUTONOMIA (WLTP)
27 kWh 270 Km
37 kWh 370 Km
60 kWh 600 Km

 

Ficha técnica:

  • Eficiência máxima do motor: 95%
  • Potência de pico do motor: 90kW
  • Potência em contínuo do motor: 38 kW
  • Binário máximo do motor: 220Nm a 240Nm
  • Carregador: 3.3kW a 9.9Kw
  • Lotação: 2 lugares
  • Travões: F-Disco, T-Disco
  • Pneus: F-185/65R15, T-245/40R18
  • Dimensões (CxLxA): 3.65×1.79×1.24m
  • Peso: 935Kg

 

http://veeco.com.pt/

 

https://www.ertgrupo.com/

 

 

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