Skip to main content

AFIA integra consórcio de uma Agenda Mobilizadora para a Inovação Empresarial no âmbito do PRR: a Agenda Hi_rEV

A Agenda Hi_rEV foi um dos 13 primeiros contratos das Agendas Mobilizadoras para a Inovação Empresarial, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que foram assinados, 23 de julho, em Lisboa, numa cerimónia presidida pelo Primeiro-Ministro António Costa.

in AFIA, 25-07-2022 


Agenda Mobilizadora “Hi-rEV – Recuperação do Setor de Componentes Automóveis”, cofinanciado pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência

A indústria automóvel tem assistido a vários desenvolvimentos nos últimos anos que remodelaram o futuro do sector da mobilidade. Os diversos players da cadeia de valor automóvel terão de dar resposta: à recuperação económica da pandemia, à transição energética, à transformação digital e à reestruturação do tecido transformador nacional e europeu.

O objetivo é mobilizar as empresas transformadoras nacionais do setor automóvel para se posicionarem como exemplos de crescimento inteligente e sustentado, inovação e fornecedores de produtos tecnologicamente avançados. Estas empresas e organizações participarão numa série de projetos, com o objetivo de reposicionar as suas capacidades de fabrico em resposta às exigências da indústria/consumidor.

A estratégia de cooperação industrial no consórcio conjuntamente com as instituições não empresariais será fundamental no percurso de especialização necessário e potenciará a alavancagem e a transformação de toda a indústria transformadora nacional.

A Agenda Mobilizadora Hi-rEV tem como fim promover uma transformação estrutural no perfil de especialização da economia portuguesa, em particular do setor automóvel português, por via da criação de novos produtos e serviços inovadores, de maior complexidade tecnológica e de maior valor acrescentado e tem como objetivos:

  • Promover a transição digital do setor automóvel;
  • Promover a transição ecológica;
  • Capacitar a indústria para novos produtos, processos e serviços para a mobilidade do futuro;
  • Alterar o perfil de especialização da indústria nacional e europeia.

Este projeto é implementado por um consórcio de entidades do setor automóvel português, liderado pela empresa PALBIT, e mobiliza 22 entidades, nomeadamente: 15 empresas, 4 Entidades do Sistema Científico e Tecnológico Nacional e 3 Associações Empresariais.

  • Empresas: PALBIT; DREAM FOR IT; DRT RAPID; GLAREVISION; MCG – MANUEL DA CONCEIÇÃO GRAÇA; MD GROUP; MD PLASTICS; MICROPLÁSTICOS; MICROPROCESSADOR; PECOL AUTOMOTIVE; RETSACOAT; SLM – SCHMIDT LIGHT METAL; SARKKIS – ROBOTICS; SENTINELCONCEPT; STREAK.
  • Entidades do Sistema Científico e Tecnológico Nacional: INEGI; INESC TEC; FEUP; UNIVERSIDADE DE AVEIRO.
  • Associações empresariais: MOBINOV; AIMMAP; AFIA.

 

O evento da assinatura dos contratos das Agendas Mobilizadoras contou também com a presença do Ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, das Ministras da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, da Saúde, Marta Temido, e da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.

A AFIA, nesta cerimónia foi representada por Adão Ferreira, Secretário-Geral.

Da esquerda para a direita: Tânia Susano – DREAM FOR IT; Cristóvão Oliveira – DREAM FOR IT; Adão Ferreira – AFIA; Daniel Figueiredo – PALBIT; Rui Soares – INEGI; Ana Reis – INEGI

 

 

imagem destaque | Da esquerda para a direita: Daniel Figueiredo – PALBIT; Francisco Sá – Presidente IAPMEI; Jorge Ferreira – PALBIT

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.