Skip to main content

AFIA | Exportações de componentes automóveis aceleram com crescimento de 18,4% até agosto

Em ascensão há dezasseis meses consecutivos, as exportações de componentes automóveis apresentaram em agosto um aumento de 8,9% face ao mês homólogo em 2022, sendo um dos motores do crescimento económico do país.

in AFIA, 12-10-2023


As exportações de componentes para automóveis atingiram os 789 milhões de euros em agosto deste ano, registando uma subida de 8,9% face ao mesmo mês de 2022. De acordo com os dados recolhidos pela AFIA – Associação de Fabricantes para a Indústria Automóvel, este crescimento, representa uma subida pelo décimo sexto mês consecutivo, continuando a mostrar também um ritmo de crescimento superior às exportações nacionais de bens, que neste mesmo período diminuíram 7,7%, apresentando-se como um dos motores do crescimento económico de Portugal.

No acumulado até agosto as exportações de componentes para automóveis ultrapassaram os 8125 milhões de euros, o que representa um acréscimo de 18,4% face ao mesmo período de 2022.

Note-se que a Europa concentra 89,2% das vendas realizadas neste ano, no que toca à quota das exportações de componentes para automóveis em 2023 por região. Relativamente ao acumulado do ano, as exportações de componentes para automóveis para esta região, até agosto, aumentaram 20,8%, face ao período homólogo de 2022.

Espanha continua a ser o principal destino dos componentes automóveis fabricados em Portugal, representando 27,9% das exportações.

Analisando o top 15 de mercados clientes de Portugal, conclui-se que há um aumento nas exportações de componentes automóveis portugueses em catorze dos quinze países.

Realça-se ainda o aumento superior a 30% da variação relativa a 2022, em quatro mercados do top 15, sendo eles, por ordem crescente de variação relativa, Polónia com 33,4%, Suécia com 35,8%, Marrocos com 38,8% e Áustria com 47,9%.

É de notar que a indústria de componentes automóveis, apesar de enfrentar desafios e cenários que continuam a afetar empresas e fornecedores, quer a nível nacional quer internacional, tem encontrado formas de manter a sua competitividade mostrando-se um setor extremamente resiliente e elevada adaptabilidade.

Os cálculos da AFIA têm como base as Estatísticas do Comércio Internacional de Bens divulgadas a 10 de outubro pelo INE – Instituto Nacional de Estatística.

 

Para mais informações consultar o ficheiro pdf neste link

 


 

Sobre a AFIA

  • A AFIA – Associação de Fabricantes para a Indústria Automóvel é a associação portuguesa que congrega e representa, nacional e internacionalmente, os fornecedores de componentes para a indústria automóvel.
  • A indústria de componentes para automóveis em Portugal agrega cerca de 350 empresas e emprega diretamente 63.000 pessoas. Fatura 13 mil milhões de Euros (ano 2022), com uma quota de exportação superior a 83%.
  • Em termos de importância na economia nacional, representa 5,4% do PIB, 9,1% do emprego da indústria transformadora, 12,0% do valor acrescentado bruto da indústria transformadora, 14,0% das exportações nacionais de bens transacionáveis e 16,6% do investimento total da indústria transformadora.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.