Skip to main content

AFIA em parceria com a AEP promove indústria portuguesa de componentes automóveis na Global Automotive Components and Suppliers Expo 2018

A AFIA – Associação de Fabricantes para a Indústria Automóvel, no âmbito do acordo de colaboração para a promoção internacional da indústria portuguesa de componentes para automóveis celebrado com a AEP – Associação Empresarial de Portugal, promoveu a participação nacional na Global Automotive Components and Suppliers Expo 2018, que teve lugar em Stuttgart (Alemanha), entre os dias 5 e 7 de Junho.

in AFIA, 11-06-2018


A GACS – Global Automotive Components and Suppliers é um certame anual e é uma das principais feiras de negócios da Europa para a indústria de componentes automóveis, onde está representada toda a cadeia de valor da indústria automóvel.

Desde 2005, ano da sua inauguração, a GACS tem vindo a crescer tanto em número e qualidade de visitantes como de expositores. A edição deste ano juntou mais de 350 expositores oriundos de 25 países que mostraram as mais recentes inovações e tecnologias ligadas ao automóvel.

A GACS decorre em paralelo com a Automotive Interiors Expo, a Autonomous Vehicle Technology Expo, a Engine Expo e a Automotive Testing Expo.

No dia 5 de Junho, Pedro Carvalho, Membro do Conselho Director da AFIA, apresentou a participação portuguesa, através de uma visita ao pavilhão Portugal, à Cônsul-Geral de Portugal em Estugarda, Cristina Saragoça, e ao Delegado da AICEP na Alemanha, Pedro Macedo Leão.

No stand colectivo promovido pela AFIA / AEP estiveram presentes 8 empresas:

  • A. HENRIQUES, São João da Madeira, componentes técnicos em borracha;
  • EPEDAL, Sangalhos (Anadia=, componentes metálicos (estampagem; conformação de tubo; soldadura)
  • FABOR, Santo Tirso, componentes técnicos em borracha;
  • GRUPO PR, Maia, soluções e componentes automóveis e processos industriais chave-na-mão;
  • INCOMPOL, Samora Correia (Benavente), componentes metálicos (estampagem, soldadura, maquinagem e subconjuntos)
  • FUNDÍNIO, Senhora da Hora (Matosinhos), peças fundição injectada de alumínio
  • TRIM NW, Santarém, peças moldadas para interiores (tectos, painéis de porta, tapetes, insonorização, …)
  • WRK, Foz do Sousa, Gondomar, concepção e construção de máquinas e equipamentos especiais para assemblagem e teste de qualidade de componentes.

Adicionalmente participaram mais 3 empresas associadas da AFIA com stands na Automotive Interiors Expo:

  • ERT TÊXTIL, São João da Madeira, têxteis técnicos (laminação, corte e costura);
  • PTC GROUP, Oliveira de Azeméis, projectos de engenharia avançada: engenharia, design, protótipos, ferramentas e outsourcing;
  • TMG AUTOMOTIVE, Vila Nova de Famalicão, tecidos plastificados e outros revestimentos de materiais para interiores da indústria automóvel.

De realçar que a indústria de componentes automóveis muito tem contribuído para o retomar da economia portuguesa, no primeiro trimestre de 2018 as exportações de componentes aumentaram 6% quando comparadas com o período homólogo de 2017. Estes números são bastante significativos, na medida em que no ano de 2017 as exportações de componentes atingiram o seu máximo histórico dos 8,5 mil milhões de euros (+11% face à totalidade do ano de 2016). Assim é de esperar que o ano de 2018 seja novamente de record com as exportações a chegarem perto dos 10 mil milhões de euros.

Integrado no calendário anual de acções de promoção internacional da indústria portuguesa de componentes para automóveis, já estão agendadas as seguintes feiras / missões promovidas pela AFIA em colaboração com a AEP serão:

  • Missão Empresarial à China, 22 a 29 de Setembro 2018
  • IZB International Suppliers Fair, 18 a 20 de Outubro 2018, Wolfsburg, Alemanha

Para mais informações contactar a AFIA: telefone 226 172 668 ou a.ferreira@afia.pt.


 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.