Skip to main content

AFIA | Décimo mês consecutivo de subida das exportações de componentes automóveis

As exportações de componentes automóveis registam no mês de fevereiro, um crescimento de 14,5%, atingindo os 954 milhões de euros.

in AFIA, 10-04-2023


As exportações de componentes automóveis atingiram em fevereiro os 954 milhões de euros, registando assim uma subida de 14,5% face ao mesmo mês de 2022. De acordo com os dados recolhidos pela AFIA – Associação de Fabricantes para a Indústria Automóvel, este crescimento de dois dígitos, representa uma subida pelo décimo mês consecutivo.

No que se refere ao acumulado até fevereiro as exportações de componentes automóveis alcançaram os 1.946 milhões de euros, o que se traduz num acréscimo de 15,6% face ao período de janeiro a fevereiro de 2022.

Importante realçar que 71% das exportações portuguesas de componentes automóveis continuam a pertencer ao top 5 de países, composto por Espanha, Alemanha, França, Eslováquia e Estados Unidos da América, durante o ano de 2023.

Espanha continua a ser o principal cliente dos componentes fabricados em Portugal com vendas de 588 milhões de euros, seguida pela Alemanha com 420 milhões de euros. Na terceira posição encontramos a França, com 221 milhões de euros, enquanto a quarta posição pertence à Eslováquia com 82 milhões, seguindo-se os Estados Unidos da América na última posição do top 5, com 71 milhões de euros.

Destaque-se que as exportações para quatro destes cinco países aumentaram relativamente ao ano anterior. Assim, as exportações para Espanha aumentaram 9,7% relativamente ao ano de 2022, Alemanha apresentou um crescimento de 24,9% face a 2022 e as exportações para França, 3.º país cliente, cresceram 12,1%. Eslováquia continua a surpreender, depois de no mês passado ter substituído o Reino Unido neste top 5, volta a representar o 4.º mercado cliente das exportações dos componentes automóveis produzidos em Portugal, com uma subida de 16,2%.

Notícias menos boas apresenta o mercado dos EUA que, tal como no mês anterior, volta a registar uma queda, agora de 12,6% relativo ao período homólogo mantendo-se como 5º país cliente.

A situação mundial e a inflação dos custos relacionadas com os transportes, energia e matérias-primas, são fatores que continuam a promover uma incerteza neste e outros setores em termos mundiais, mas é importante destacar que a indústria portuguesa de componentes para automóveis tem conseguido manter uma forte resiliência e criar formas de continuar a competir com as suas congéneres para ganhar quota de mercado.

Os cálculos da AFIA têm como base as Estatísticas do Comércio Internacional de Bens divulgadas a 10 de abril pelo INE – Instituto Nacional de Estatística.

 

Para mais informações consultar o ficheiro pdf neste link

 


 

Sobre a AFIA

A AFIA – Associação de Fabricantes para a Indústria Automóvel é a associação portuguesa que congrega e representa, nacional e internacionalmente, os fornecedores de componentes para a indústria automóvel.

A indústria de componentes para automóveis em Portugal agrega cerca de 350 empresas e emprega diretamente 62.000 pessoas. Fatura 12 mil milhões de Euros (ano 2022), com uma quota de exportação superior a 85%.

Em termos de importância na economia nacional, representa 5,3% do PIB, 9,1% do emprego da indústria transformadora, 11,1% do valor acrescentado bruto da indústria transformadora, 13,5% das exportações nacionais de bens transacionáveis e 16,6% do investimento total da indústria transformadora.

 

###

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.