Skip to main content

A Eni adquire centrais fotovoltaicas em Espanha e em França, ao adquirir o Dhamma Energy Group

A Eni, através da Eni Gas e Luce, adquiriu o Dhamma Energy Group (“Dhamma”) aos parceiros fundadores relevantes. A empresa possui uma plataforma para o desenvolvimento de centrais fotovoltaicas em França e em Espanha.

in Eni, 26-07-2021


A carteira de ativos da Dhamma inclui um conjunto de projetos em várias fases de desenvolvimento para quase 3 GW em ambos os países e inclui fábricas já em operação ou em desenvolvimento avançado em França para cerca de 120 MW.

A transação inclui a integração, na Eni Gas e Luce, da equipa que contribuiu para o sucesso da Dhamma, fornecendo uma base para o desenvolvimento do portfólio de projetos renováveis da Eni Gas e Luce.

A operação faz parte do plano para a realização dos objetivos de expansão para a capacidade de produção de energia renovável e a sua integração nas atividades de retalho nos mercados francês e espanhol.

Claudio Descalzi, CEO da Eni, comentou: “Esta transação ajudará a aumentar a nossa capacidade de produção de energia renovável de acordo com a nossa estratégia de crescimento, continuando a expandir-se em Espanha e, especialmente, lançando a nossa presença no setor de energias renováveis em França, onde a Eni Gas e Luce já tem uma presença sólida e uma importante base de clientes. Para a Eni Gas e Luce, França e Espanha são mercados centrais em que a empresa irá aumentar cada vez mais o seu valor através da integração entre o retalho e as energias renováveis”.

Olivier Crambade e Philippe Esposito, Co-Fundadores da Dhamma, comentaram: “A venda à Eni Gas e Luce é uma evolução perfeita e natural para apoiar a ambição da Dhamma para o futuro. No atual contexto ambiental, social e político, com maior foco do que nunca na descarbonização e sustentabilidade, é reconfortante ver empresas líderes da indústria como a Eni abraçarem plenamente a transição energética. Com esta transação, temos o orgulho de contribuir para as ambições da Eni Gas e Luce em matéria de energias renováveis. O apoio da Eni Gas e Luce, juntamente com o forte histórico da Dhamma e a experiência significativa no desenvolvimento de projetos fotovoltaicos à escala industrial, permitirão, sem dúvida, acelerar ainda mais o crescimento em Espanha e em França”.

A conclusão da transação está sujeita à obtenção das autorizações habituais.

A Eni Gas e Luce está presente no mercado retalhista de electricidade, desde 2003, através da Eni Gas & Power France com 1,3 milhões de clientes, enquanto que em Espanha está presente através da Aldro Energía Y Soluciones S. L., uma empresa 100% filial da Eni que opera no mercado de venda de energia e gás para os clientes domésticos, bem como para as grandes, pequenas e médias empresas. Em fevereiro de 2021, a Eni assinou um acordo com a X-Elio para a aquisição de três projetos fotovoltaicos no sul da Espanha, com uma capacidade total de 140 MW.

https://www.sintetica.enilubes.com/

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.