Skip to main content

AFIA acompanha empresas em Missão Empresarial a Marrocos

A AICEP organizou uma missão empresarial a Marrocos, nos dias 11 e 12 de Dezembro, em Casablanca, com o objectivo de aprofundar as relações comerciais bilaterais. Esta missão foi composta por um fórum empresarial e missões empresariais sectoriais nas áreas Automóvel e Moldes, Materiais de Construção, TIC e Ensino Superior.

in AFIA, 13-12-2019


A delegação portuguesa da área dos moldes e automóveis foi constituída por 4 empresas CR MOULDS, PTC GROUP, SOCEM e RANGEL que mostraram a sua capacidade para responder às necessidades do mercado automóvel marroquino. A promoção da oferta nacional e a identificação de novas oportunidades assume maior relevo quanto mais se atenta no significativo desenvolvimento da indústria automóvel naquele país.  Um crescimento acelerado do número de viaturas montadas que passou de 40 mil em 2010 para mais de 400 mil carros produzidos no ano de 2018. Alavancado no plano de aceleração industrial 2014-2020, Marrocos pretende chegar até 2022 com uma capacidade de produção anual  de um milhão de veículos, para tanto contribuindo os planos de crescimento industrial da Renault (2 fábricas), da PSA – Peugeot Citroën.

Marrocos já é um parceiro de negócio para as empresas da indústria automóvel portuguesa que em 2018 para lá exportaram 85 milhões de euros, sendo por isso Marrocos o 18º destino das exportações da indústria automóvel portuguesa.

A AFIA e a CEFAMOL, através dos seus Secretários-Gerais, acompanharam esta missão.

Relembre-se que em Dezembro de 2017 a AFIA assinou um protocolo de colaboração com a AMICA – Associação Marroquina para a Indústria e Construção Automóvel que visa o reforço da cooperação técnica e comercial; e a coordenação de acções entre as duas entidades.

Estão já em estudo novas acções para 2020 para o fortalecimento das relações, entre a indústria automóvel dos dois países.

A participação da AFIA nesta missão está enquadrada no SIAC Internacionalização “PT2WM – Portugal to World Mobility”, uma iniciativa em copromoção da MOBINOV, ACAP e AFIA no âmbito do Portugal 2020, com cofinanciamento da União Europeia através do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

O projecto PT2WM visa reforçar a cooperação entre as PME e outras entidades com vista a reforçar a presença internacional do sector automóvel pela captação de investimento para Portugal e pelo incremento da presença integrada ao nível internacional.

Ficha do projeto: PT2WM

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.