Skip to main content

2º Open Day AFIA / ATEC

O desfasamento que existe entre a oferta e a procura de técnicos qualificados em Portugal é cada vez mais notório e um factor de preocupação para as empresas. Neste panorama, a Formação Profissional tem vindo a assumir um papel cada vez mais preponderante, sendo capaz de, num curto espaço de tempo, formar técnicos altamente qualificados de acordo com as necessidades da indústria.

in AFIA, 28-11-2019


Ciente destas questões, a AFIA – Associação de Fabricantes para a Indústria Automóvel, promoveu o 2º Open Day ATEC – Academia de Formação, em Matosinhos, com o claro objectivo de aproximar as empresas às entidades de formação, fomentando sinergias por forma a encontrar um equilíbrio entre a “oferta” e a “procura” de recursos humanos qualificados.

Adão Ferreira, Secretário-Geral da AFIA, efectuou um breve enquadramento da situação dos Recursos Humanos na indústria portuguesa de componentes para automóveis.

João Carlos Costa e Paulo Peixoto, Director-Geral e Director região Norte da ATEC respectivamente, debateram a importância da requalificação para a sustentabilidade das empresas.

Em seguida Teresa Carvalho e Manuel Teixeira apresentaram as novas metodologias na Formação Profissional, alinhada com Projectos Inovadores como a introdução da abordagem STEM* na formação visando as competências do futuro.

Por fim as empresas participantes foram convidadas a visitar as instalações (salas, laboratórios e oficinas) e a interagir com os formados.

 

*STEM – Science, Tecnology, Engineering & Mathematics

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.